Visualizar

Bem vindos ao meu blog!

Neste espaço vou postar informações referentes a Matemática.

Aguardo, com freqüência, a sua visita!!!
Um grande abraço!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DOMINÓ DAS FRAÇÕES

Modelo das peças do dominó:


 

Número de jogadores: dois a quatro.

Objetivo do jogo: livrar-se das peças antes de seu(s) adversário(s).

Informação importante 

Ao jogar Dominó Matemático, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para vencer.


Material necessário: 28 peças.

Como jogar:
·         Colocar as peças com a face virada para baixo e embaralhá-las.
·         No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças. As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas.
·         Inicia o jogo quem tiver na mão a peça casada 1 e 1. Caso ninguém tenha essa peça, inicia quem tiver a peça casada 1/2 e 1/2 e assim por diante.
·         Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado.
·         Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar.
·         Caso não haja mais peças a serem compradas, o jogador passa a vez.
·         Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do(s) adversário(s).    Caso o jogo “ tranque”, é possível “abrir”, retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo. 

OBJETIVO DESTE TRABALHO:

Através do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional. Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, por isso devemos utilizá-los em sala de aula. 
O jogo de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.
O jogo de Dominó Matemático tem como objetivo à aprendizagem de convivência social e também para aprender e desenvolver.





 HISTÓRIA DO DOMINÓ


Dominó é o jogo formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compôem este jogo. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado.
O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 1 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.


12 comentários:

  1. Adorei vou usr em classe!
    Obrigada
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Olá Lindaura!
    Agradeçolhe.
    Meu netinho e amigo aproveitaram esse jogo do seu blog como trabalho do 5º ano deles no Colégio Objetivo.
    Desejo de coração que você tenha muito sucesso em sua carreria na área de matemática.
    Sucesso e que Deus abençôe você.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o jogo! Vou usa-lo no meu curso. muito criativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu já conheço o dominó de frações. Fizemos um trabalho muito legal na nossa escola, trabalhamos em todas as séries (6º ao 9º )Algumas questões foram elaboradas igualmente para todas as séries, outras foram adaptadas para cada série separadamente. Fizemos assim, um projeto chamado ¨Semana da Matemática¨, foi muito produtivo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, já conheço o jogo e bem trabalhado tem resultados significativos.

    ResponderExcluir
  6. tem em pdf as peças para imprimir?

    ResponderExcluir
  7. n gostei do blog achei chato

    ResponderExcluir
  8. Por favor me ajude meu baralho de fraçôes não bate a peça 1/5 parece 1/3.

    ResponderExcluir
  9. Legal o seu blog, Lindaura, gostei das suas ideias.

    ResponderExcluir