Visualizar

Bem vindos ao meu blog!

Neste espaço vou postar informações referentes a Matemática.

Aguardo, com freqüência, a sua visita!!!
Um grande abraço!

sábado, 19 de março de 2011

TANGRAM (Tradicional Jogo Chinês)

O que é o tangram
 O tangram é um quebra-cabeça formado por sete peças que tem formas geométricas bem conhecidas. Temos cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo, originados da decomposição de um quadrado. Sua idade e seu inventor são desconhecidos. Os chineses o conhecem por "As sete tábuas da argúcia (habilidade, destreza)".

Identificando as peças do tangram:
T - triângulo retângulo grande
TM - triângulo retângulo médio
t - triângulo retângulo pequeno
Q - quadrado
P - paralelogramo

Como construir um tangram


Para a construção de um tangram pegue um papel quadrado e faça as marcas como nas linhas pretas e depois recorte onde estão as linhas vermelhas.

Exemplos de Figuras montadas com o tangram:

    Hoje já se tem conhecimento do surgimento de vários tipos de quebra-cabeças geométricos planos, muitas vezes também chamados de tangram e que são originados do recorte de figuras planas com forma de "coração", de "círculos", de um "ovo" entre outras.
    Veja alguns modelos de tangram, adaptados do tradicional jogo chinês.








13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lindaura!Tudo bem?
    Meu nome é luciano.Sou licenciado em matemática pela UFRPE.Estava pesquisando sobre tangrans e encontrei seu blog.Parabéns pelo blog e sucesso nos seus estudos!Um grande abraço!(luciano.pmat@r7.com)

    ResponderExcluir
  3. muito legal mais de onde tira tanto inspiração como faço pra ser assim tambem

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. parabens pelo blog. vou começar a brincar de tangram com minhas filhas e fazer meus mosaicos com o tangram!!!
    marcelo!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Vinicius tenho 13 anos e estou estudando isso nas minhas aulas de matemática e gostei muito desse site.
    Hoje a minha professora mandou fazer uma forma com um tangram entrei nesse site e gostei muito porque não sabia o que inventar.
    Parabéns pelo seu site !.

    ResponderExcluir
  7. ai que legal!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir